sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Primeiro Encontro com os cursistas

Estava ansiosa para conhecer minha turma de cursistas, afinal é bom discutir coisas importantes com pessoas que tem potencial para ir além. E foi essa a impressão que tive dos meus cursistas, pois demonstraram interesse em se tornarem, a cada dia, profissionais mais compromissados com a educação, apesar de todas as adversidades.

Esse primeiro encontro foi um momento de conhecimento dos cursistas. Após a leitura compartilhada da Moça Tecelã de Marina Colassanti, fizemos a Dinâmica dos Marcos Profissionais, que fuciona assim: cada um deveria fazer três nós em um barbante, colar no caderno e registrar quais foram os marcos mais significativos que contribuíram para que se tornasse o profissional que é hoje. Essa reflexão foi muito boa, e a partir daí tivemos uma boa noção do perfil do professor cursista e que expectativas estava trazendo para o curso. Percebemos também a importância de professores que marcaram positivamente a vida desses mestres, o que levou a uma reflexão da marca que podemos deixar na vida de nossos alunos.

Nesse dia houve explicação do curso, conversamos sobres as dúvidas, avaliação, frequência e todos as questões operacionais do curso, posteriormente distribuímos o texto: Celulares, só faltam dominar o mundo! de Antônio Brás Constante, um autor contemporâneo, não muito conhecido, mas que tem textos atuais e bastante ricos e polêmicos. Pedimos aos professores que pensassem para a próxima aula uma atividade incluindo o texto, a fim de iniciarmos nossa discussão sobre Letramento.

Um comentário:

Antonio Brás Constante disse...

Olá minha jovem,

É muito bom saber que minhas pérolas textuais estão servindo para auxiliar na arte de ensinar. Caso queira ler outros textos de minha autoria basta acessar o site:
www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc

Grande abraço.

Antonio Brás Constante
Eterno aprendiz de escritor.